Translate

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Grupo Buriti dos Lopes - PI



(Lagoa Grande de Buriti dos Lopes - Maria Airam de Souza) A lagoa grande de Buriti dos Lopes é a principal fonte em que os agricultores fazem o plantio de arroz em suas margens.Com sua água barrenta,ela tem 35 KM de circunferência e possui um enorme fluxo Hídrico.

Essa Lagoa é utilizada para a irrigação dos plantios de arroz em tempos de verão,no passado ela contribuiu muito para economia da cidade de Buriti dos Lopes
Para que a degradação não piore não, proponho o reflorestamento de suas margens para o bem de todos os animais e das pessoas que moram próximo a ela.




















(Riacho D'réia - Cristiano Costa) A imagem abaixo é um interior do cidade de Buriti dos Lopes. Nesta imagem vemos que existia um riacho (Riacho D'areia). Este riacho era fluente, principalemente no inverno e tinha grande importancia para as pessoas da região, pois sua águas serviam para animais beberem e as pessoas lavavam roupas. Hoje está praticamente seco, pois suas nacentes no pé dos morros foram muito danificadas pela ação humana, fazendo queimadas, roças e a criação de gado. Obviamente também teve influencia do clima que está mais quente, mas se não fosse a ação humana por muitos anos e a falta de preservação estaria bem melhor. O Riacho D'areia era um dos afluentes da Lagoa Grande de Buriti dos Lopes.
Logo mais abaixo deste local, hoje está tudo seco. O local da imagem era cheio de minadores nas frestas das pedras.
Esta foto foi tirada próxima a "pedra do letreiro" um pouco acima de onde fizemos a aula prática com o Cledinaldo
.
.Falar em recuperação destas áreas nas atuais condições seria algo muito dispendioso, mas é possivel sim através do plantio de arvores nativas e fiscalização dessas queimadas. Embora o clima não ajude muito, é mais viável dar preferencia ao plantio de plantas nativas mais resistentes como o cajuí, pequizeiro, faveira (Parkia platycephala) e algaroba, por exemplo, que ainda existe na região.








(Antonio Carlos) O Brejo Buritis fica localizado no centro da cidade de Buriti dos Lopes-PI, às margens da BR-343, Rodovia Federal que liga a Capital Teresina a cidade de Luis Correia no litoral Piauiense, sua vegetação está caracterizada como pertencente ao Bioma Mata de Cocais ou área de transição, que fica entre o Piauí, Maranhão e o Tocantins.
O Brejo Buritis é um sítio natural com significado histórico para cidade de Buriti dos Lopes, a despeito do grande potencial de uso e localização privilegiada. Este brejo tem grande importância na história da cidade, pois foi através dos buritizais que nasceu o nome da cidade, foi ali às margens do riacho buritis onde se estabeleceu o seu fundador o sertanista português o senhor Francisco Lopes, então ficou o nome Buriti dos Lopes
.
Alternativas Relevantes para Preservação do Brejo Buritis:

Uma das alternativas seria os órgãos públicos colocar em prática um Plano de Manejo Ambiental, através do Conselho Ambiental Municipal, pois existe uma lei votada e aprovada na Câmara Municipal de Buriti dos Lopes a lei nº 316 de 11 de abril de 2002, que torna o brejo buritis como Área de Proteção Ambiental. Neste plano seria feito uma revitalização e recuperação da área, com replantio das áreas devastadas, e principalmente nas áreas das nascentes que foram as mais atingidas pelo homem.
Outra proposta apontada por mim no meu tcc, para uma melhor preservação deste bem comum, seria provocar os nossos alunos a conhecerem o Sítio Brejo Buritis, através de aulas-passeio, pois só se cuida ou preserva aquilo que se conhece. Essa seria uma proposta para longo prazo, visto que no futuro estes alunos estariam aptos a defenderem o brejo onde sua palmeira buriti (Mauritia flexuosa) está na bandeira local, no hino municipal e deu o nome de sua cidade.

 


(Degradação do Leito do rio Longá - Elizamar Bacelar) Vemos a degradação do encontro do rio Longá com o Parnaíba, onde praticamente todo ano é feita uma barragem de piçarra que corta o rio Longá, interligando a localidade Barra do Longá com a outra localidade Coroa de São Remígio, ambos pertencentes ao município de Buriti dos Lopes - PI. Devido a barragem houve uma mudança no leito do rio, ficado totalmente soterrado após anos e anos de toneladas e mais toneladas de piçarra ali depositadas. Antes, muitos anos atrás, quando não faziam barragens, o local era bem fundo e havia muitos peixes e o próprio rio Parnaíba não tinha tantas coroas (ilhas no meio do rio). O Parnaíba hoje, neste local até mais abaixo está muito raso (pode-se atravessá-lo caminhando em alguns locais!)

 













(Degradação das margens do rio Pirangi - Julysse neuma) O rio Pirangi fica situado as margens da BRB 343, na cidade de Buriti dos Lopes, é um local que as pessoas usam como atração do lazer, pelas cachoeiras, um local muito bonito, mas que ficou totalmente destruído pela desastre do rompimento da Barragem dos Algodões, fato mencionado pelo colega Oscar. As fortes chuvas, aumentaram os níveis de água, ocasionado o rompimento da barragem, as águas chegaram ao Buriti com muita força, o volume de água do rio Pirangi aumentou consideravelmente, e como prejuízo tivemos o rompimento da ponte, casas próximas ao rio forma levadas, e depois de três anos pouco foi recuperado. O rio Pirangi já não é mais o mesmo, as cachoeiras foram desfeitas e já não mais lembrando como um local de lazer e sim rasto da destruição.

 

2 comentários:

  1. Gostaria que me indicasse livros a respeito da vegetação de Buriti dos Lopes bem como questões ambientais deste de forma geral. Pode me informar tambem site a respeito ,etc

    ResponderExcluir
  2. que pena,eu lembro de todos esses lugares e praticamente eles não secava durante o ano inteiro,hoje mau se sabe onde eles ficam,pena mesmo!!!!

    ResponderExcluir