Translate

sábado, 22 de setembro de 2012

COMPLEXO TURÍSTICO PRAINHA - Francisca Gomes

O Complexo Turístico Prainha, construído em 1997, tinha como objetivo embelezar uma faixa de areia que se acumulava na margem do rio durante o período de cheia. Mas, a prainha foi mais além e transformou-se no principal ponto de encontro dos piracuruquenses, por ser um local bonito e agradável.
O Complexo Turístico Prainha conta com boa infraestrutura, com mais de três mil metros quadrados, divididos entre calçadões, bares, churrascarias e banheiros. Tudo construído em harmonia com a história e as riquezas de Piracuruca, tendo como principal matéria prima as pedras e a carnaúba, símbolos de Francisca Gomes - Piracuruca.
Atualmente, a prainha transformou-se no principal palco de eventos da cidade, entre eles: Carnaval, festivais juninos, réveillon, desfiles, entre outros. Além disso, a prainha também representa fonte de renda e geração de emprego para algumas famílias.
Atualmente a situação da prainha é um pouco delicada, é possível se observar um descaso muito grande com a preservação do meio ambiente. Quando se desce a rampa de acesso ao complexo, logo no início se observa uma galeria que serve de esgoto para os bares do local, logo a diante de ambas as margens do rio observa-se a presença de lavadeiras que utilizam o local para lavar roupas, contribuindo assim para a poluição das águas do rio. Verifica-se, também a construção de banheiros e fossas muito próximos às margens do rio, observando melhor o local verifica-se em alguns pontos o acúmulo de lixo, jogado pelos próprios donos de bares ou pelos banhistas e visitantes e disputado pelos porcos e que por ocasião das chuvas serão lançados no rio, contribuindo, assim, para a poluição das águas.
Diante do que foi exposto, teme-se pelo futuro do rio Piracuruca. Percebe-se que se faz necessário um estudo mais apurado sobre a poluição e assoreamento do rio Piracuruca, que é fonte de vida para as populações de vários municípios.
Portanto cabe ao poder público desenvolver políticas públicas e fiscalização rigorosa visando a preservação de um bem tão precioso. A sociedade também tem o dever de colaborar e fazer mobilização para conscientização de todos sobre a importância do rio, para a geração e futuras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário