Este blog destina-se a divulgar, através de pesquisas realizadas, locais e informações de cunho ecológico do Estado do Piauí.
Translate
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
LAGOA DA PRATA - PARNAIBA - PI
(LAGOA DA PRATA – PARNAIBA-PI)
Há mais ou menos 10 km da zona urbana de Parnaíba, fica a Lagoa da Prata, próximo à antiga fábrica Vegetex, hoje Vegeflora. Com um cenário exótico e de grande beleza natural, a lagoa ainda não é tão conhecida por grande parte da população da cidade. Rodeada de carnaúbas e com águas calmas, o local é ideal para o lazer, como pescaria, além das saudáveis práticas de atividades esportivas, como canoagem, já realizada há algum tempo atrás.
Suas águas são claras, cercadas de carnaúbas uma vista notável, mas infelizmente o lixo tomou conta da região. A Lagoa é excêntrica e encantadora, mas não é cuidada, não é explorada nem divulgada e muito pouco conhecida pelos próprios filhos da terra porque o acesso até lá é difícil.
Os moradores da comunidade reclamam a falta de calçamento na Lagoa da Prata, a falta de transporte, e conseqüentemente isso impossibilita a chegada até esse paraíso que apesar de maltratado e tão descuidado não consegue apagar seus encantos. Mesmo com a pouca freqüentação, em várias áreas podem ser notadas acúmulo de lixo, entre o material despejado, latas de cerveja e até mesmo fralda descartável o que inviabiliza a preservação do local. Nada de estrutural existe às margens do rio, nem se quer um projeto ambiental para que as pessoas se conscientizem quanto à preservação da área e nem placas informativas.
Muitos moradores da região ainda utilizam a lagoa como meio de busca para a sobrevivência, como são o caso de alguns pescadores. Infelizmente, o poder público ainda não estabeleceu ações voltadas para o local, nem se quer um projeto ambiental para que as pessoas se conscientizem quanto à preservação da área e nem placas informativas, e que também possa ser conhecida e visitada pela população. A Lagoa da Prata seria um bom lugar para roteiros de ecoturismo, sendo mais uma opção da população da cidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário